Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic

Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic

15 de out de 2013

Saúde e bem estar - Corrida na areia

Belezuras do meu Brasil, a semana está apenas começando e ainda dá tempo de aproveitar pra treinar em busca da nossa saúde e bem estar, quem vem comigo? É com muito orgulho que apresento a vocês a nova coluna fitness aqui do blog, mas dessa vez não estou sozinha; trago comigo duas amigas e super profissionais no assunto, Claudia Passos (CREF 027935-G) e Jane Estefania (CREF 9853-G), as duas atuam na área de educação física e trabalham como personal trainer, duas musas inspiradoras para nós.

Como não sou boba nem nada, um dia conversando com elas sobre boa forma e com o desespero da chegada do verão, foram tantos treinos e ideias incríveis, que convidei essas profissionais e amigas incríveis para falar um pouco mais sobre essa linha fitness que não entendo tanto e o resultado ficou incrível, acho que vocês vão gostar; O tema de hoje é Corrida na Areia, vamos ver:



Corrida na areia


Quem nunca pensou em correr na areia da praia, curtindo aquele visual, com aquela energia que o contato com a natureza proporciona? Só estes motivos já tornam interessante pensar em fazer o condicionamento físico na praia, mas você ainda tem mais motivos.

A areia, por ser um terreno irregular, oferece maior instabilidade, logo exige mais de coordenação e equilíbrio, desta forma treina a propriocepção que nada mais é do que sua consciência corporal, a noção do posicionamento do seu corpo no espaço. Isso é especialmente interessante até mesmo na reabilitação.

A musculatura de membro inferior também passa a ter uma exigência maior, incrementando seu fortalecimento, a musculatura abdominal e dorsal também é trabalhada uma vez que são estabilizadoras. Os benefícios se dão também nas articulações do quadril, joelho e tornozelo, trabalhando sua estabilidade.

Para quem deseja perder peso a atividade física na areia se torna ainda mais atraente. Devido a areia fofa e à instabilidade, seu corpo gasta mais energia, logo oferece uma queima calórica maior, ou seja, correr na areia emagrece mais. O ideal para dar início a este treinamento é ter sempre orientações de um educador físico para se evitar lesões.

Como iniciar?

Primeiramente, faz-se necessário um aquecimento com uma caminhada de 3-5 minutos. Após uma leve corrida de 30-60 segundos com recuperação caminhando de igual tempo. Esse treino intervalado pode ser realizado de 5 a 8 vezes na primeira semana e depois vai aumentando o tempo de acordo com a sua adaptação. Ao final uma caminhada e um alongamento para finalizar o seu treino.

Recomenda-se realizar este treinamento de 2 a 3 vezes na semana.


Importante ressaltar que é necessário um fortalecimento da musculatura envolvida nessa atividade, isto é, exercícios específicos de musculação e sempre respeite os limites do seu corpo.

O protetor solar também é imprescindível, isso porque na praia temos a incidência do reflexo dos raios solares na areia o que proporciona uma maior exposição ao sol. Portanto, protetor solar, boné, óculos e uma boa hidratação são itens indispensáveis.
Bons treinos e sucesso!


Contato
janestefania@hotmail.com
clapassos@gmail.com

Curtiram meus amores, incrível, né? Já to indo treinar e vocês?
Beijos com carinho

Um comentário:

  1. Lindonaaa, é um prazer poder estar ao seu lado falando de Saúde e Bem Estar!!! Bjsss

    ResponderExcluir

Belezura, estou esperando o seu comentário !